quarta-feira, 10 de março de 2010

Coluna nº 11 do Escritor Ari Heck no Jornal O Empreendedor

Algumas curiosidades e informações a respeito das deficiências, como fatores que podem causá-las e procedimentos a serem tomados

Doenças da infância agudas comuns não somente causam mortes, mas têm o efeito de causar deficiências. Programas bem sucedidos, que reduzam mortes, também têm a probabilidade de reduzir o número de crianças com deficiências.
A malária grave afeta cerca de 3 milhões de crianças africanas todos os anos. Presentemente, registra-se a morte de um terço destas crianças. Entre as que sobrevivem, 15 por cento ficam com problemas neurológicos graves, bem como com dificuldades de aprendizado. Sarampo e complicações de meningite podem também resultar em deficiências.
Uma criança com desidratação grave pode sofrer um ataque, resultando em paralisia cerebral, epilepsia e dificuldades de aprendizado. Trabalhadores em saúde podem reduzir mortes, subnutrição e deficiências como resultado de gastroenterite ao encorajar o uso de sais de rehidratação oral e trabalhando com comunidades para estabelecer e proteger o suprimento de água limpa da população.
Doenças crônicas também podem afetar o desenvolvimento de uma criança. Estas limitações podem ser difíceis de mensurar, uma vez que podem estar "escondidas" pelos sintomas da doença. Entre as doenças e complicações resultantes que podem causar deficiências vamos incluir:
*Asma: causa dificuldade respiratória e sono agitado, o que resulta em resistência baixa e dificuldade de concentração.
*Subnutrição: resulta em crescimento deficitário de músculos e em dificuldades de aprendizado.
*Infecção crônica: ancilostomíase (parasita intestinal) e esquissostomose - causam anemia.
Programas por períodos mais longos que reduzem a deficiência incluem melhora no cuidado primário com a saúde, melhor acesso a diagnóstico e tratamento precoces, fornecimento de água potável, e a melhora no ensino das primeiras letras às mulheres. Mulheres que sabem ler utilizam melhor as clínicas que prestam serviços antes do parto, rehidratação oral por sais e serviços de imunização. Ao apoiar a melhora do acesso à boa nutrição e educação das meninas, hoje, podemos promover a saúde de crianças na próxima geração.
Continuaremos na próxima coluna abordando outras causas das deficiências.
Fonte: www.saci.org.br.
Não esqueça: sugestões, críticas, opiniões para ariheck@terra.com.br
“A maior deficiência é a falta de coragem para lutar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário